quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aula: Núcleo celular

NÚCLEO CELULAR

O núcleo é um compartimento essencial da célula eucarionte, pois é onde se localiza o material genético, responsável pelas características que o organismo possui e a manutenção das características de uma espécie.



CARIOTECA

Delimita a estrutura nuclear. Sendo composto de uma membrana nuclear externa, que é contínua com a membrana do retículo endoplasmático (RE), e uma membrana interna.
O envoltório nuclear é cheio de poros que comunicam o interior do núcleo com o citoplasma, controlando a passagem de moléculas entre o núcleo e o citoplasma.

CROMATINA

A cromatina é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA (DNA provém do inglês DesoxirriboNucleic Acid) associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína. A condensação da cromatina forma os cromossomos.

NUCLEOPLASMA

O nucleoplasma é o citoplasma do núcleo, constituído por uma solução aquosa (misturada com água) de proteínas, RNAs, nucleosídeos, nucleotídeos e íons, onde se encontram os nucléolos e a cromatina.
A maioria das proteínas do núcleo são enzimas envolvidas com a transcrição (cópia) e com a duplicação do DNA.

NUCLÉOLO

Na fase que a célula eucariótica não se encontra em divisão, é possível visualizar os nucléolos. O nucléolo é um corpúsculo esférico, não membranoso, de aspecto esponjoso quando visto ao microscópio eletrônico, rico em RNA ribossômico (RNA provém do inglês RiboNucleic Acid). Este RNA é um ácido nucléico produzido a partir do DNA de regiões específicas da cromatina e se constitui num dos principais componentes dos ribossomos presentes no citoplasma.
Ao ocorrer a espiralação cromossômica os nucléolos vão desaparecendo lentamente. Isso acontece durante os eventos que caracterizam a divisão celular. Eles reaparecem no final do processo de divisão do núcleo com a desespiralação dos cromossomos.

CROMOSSOMOS

Durante a divisão celular, as cromatinas (conjuntos de fios que formam uma longa molécula de DNA) irão se condensar formando os cromossomos. Existem, nas células humanas 46 cromossomos.


Esquema da estrutura de um cromossomo



Sobre o vídeo
Recomendo que assista ao filme após a leitura do texto acima. Utilize-o como uma revisão para melhor assimilação do assunto.O vídeo também contem informações contidas na postagem anterior, Aula: Organelas, que auxiliarão na sua compreensão. O áudio esta em espanhol com legendas em português.



Caso não consiga assistir o filme diretamente do blog, CLIQUE AQUI para assisti-lo no site do you tube.


Matéria da prova:

- Desenho esquemático de uma célula eucariotica (Cap 7, pag 110)

- Cap 8 (utilizem o material postado, sobre organelas, somente como complemento juntamente com os exercícios)

- Cap 10 (somente o que esta postado aqui e os exercícios)

Abraços a todos e boa diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário