domingo, 8 de novembro de 2009

Origem dos seres vivos 1

ORIGEM DAS ESPÉCIES

Quando o Homem se começou a dar conta dos seres vivos que o rodeavam, tornou-se necessário explicar o aparecimento destes, bem como o seu próprio aparecimento. Foi então que surgiram algumas teorias cujo objetivo era explicar o surgimento e desenvolvimento das espécies vivas.
Como se sabe, segundo algumas crenças, existe uma ou várias entidades todo-poderosas responsáveis pela criação de tudo o que conhecemos. Estas crenças, bem como a aparente ideia de que os animais, geração após geração, permanecem imutáveis, levaram ao aparecimento do princípio, que durante muitas centenas de anos foi tido como certo, de que a entidade toda poderosa era perfeita, pelo que tudo o que criava teria de ser perfeito também.

FIXISMO
Até meados do século XIX a diversidade do mundo vivo era explicado de acordo com uma concepção resultante da interpretação dos textos bíblicos.
Segundo esta interpretação, os seres vivos são o resultado de um ato divino, mantendo-se as diferentes espécies inalteradas ao longo do tempo desde o momento da sua criação. Esta explicação considera a Natureza como um sistema ordenado, estável, onde cada forma viva, é criada para uma determinada finalidade e encontra-se perfeitamente adaptada.



FIXISMO vs EVOLUCIONISMO

Origem dos seres vivos 2

LAMARCKISMO

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Cavaleiro de Lamarck (Bazentin, 1 de agosto de 1744 — Paris, 28 de dezembro de 1829) foi um naturalista francês, interessou-se por história natural e escreveu uma obra de vários volumes sobre a flora da França. Foi nomeado para trabalhar no Museu de História Natural de Paris. Depois, Lamarck foi nomeado curador dos invertebrados (mais um termo introduzido por ele), e começou uma série de conferências públicas. Antes de 1800, ele era um essencialista que acreditava que as espécies eram imutáveis (fixismo). Mas graças ao seu trabalho sobre os moluscos da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutação das espécies ao longo do tempo, e desenvolveu a sua teoria da evolução (apresentada ao público em 1809 na sua Philosophie Zoologique).

Segundo as suas ideias, o meio é agente causador das modificações ou seja, uma alteração do meio provoca nos seres vivos o aparecimento de novas características que lhes permitem a adaptação a esse ambiente. Para explicar a existência da evolução ele estabeleceu 2 leis:

LEI DO USO E DESUSO - Segundo o autor, a função faz o órgão, isto é, se ocorre uma mudança brusca no ambiente, e o indivíduo passa a utilizar muito um determinado órgão, então esse órgão vai desenvolver-se, tornando-se maior, mais forte ou mais sensível. Caso o indivíduo deixe de utilizar esse órgão, então vai ocorrer a sua atrofia. É isto que explica e lei do uso e do desuso: se o ambiente faz com que haja a necessidade do desenvolvimento de certo órgão, ou vice-versa, vai ocorrer o desenvolvimento ou atrofia desse órgão.


LEI DA HERANÇA DE CARACTERES ADQUIRIDOS - Esta lei diz que os órgãos que se adaptaram em determinado indivíduo são transmitidos geneticamente. Assim, todos os indivíduos, desde que necessitem, sofrem alterações que transmitem aos descendentes. Deste modo, a transmissão genética dos caracteres adquirido leva à evolução da espécie em direção à perfeição, relativamente aos fatores ambientais. Isto equivale a dizer que a finalidade faz o órgão - lei da adaptação.

Porem, a não Transmissão das Características somáticas é bem visível no nosso dia-a-dia. O filho de um pai de porte musculado não irá, necessariamente, possuir um porte também musculado. As modificações provenientes do uso e desuso dos órgãos são adaptações individuais somáticas, não transmissíveis, que não devem ser confundidas com as adaptações evolutivas, as quais implicam sempre modificação genética.

Origens dos seres vivos 3

DARWINIMO



Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico, era fixista e acreditava que cada espécie tinha sido criada para ocupar um determinado local. Foi escolhido para ser o naturalista de bordo de uma expedição cientifica organizada pela igreja que queria confirmar a idéia do fixismo. Entre 1831 e 1836, a bordo do navio Beagle, Darwin realizou uma longa viagem ao redor do mundo.
Suas idéias foram influenciadas por diversos pesquisadores. Pode-se destacar Malthus (1766 – 1834). Ele afirmava que as populações animais, e especialmente a população humana, não cresciam indefinidamente graças ao controle por doenças, guerra, fome, disponibilidade de alimento ou pelo controle consciente da população.
1859 – On The Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favored Races in the Struggle for Life.
Desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a TEORIA DA SELEÇÃO NATURAL.
Os princípios básicos das idéias de Darwin podem ser assim resumidos:

- Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam VARIABILIDADE em todos os caracteres;
- Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes;
- O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações;
- Há grande luta pela sobrevivência entre os descendentes. Nesta “luta”, organismos com variações favoráveis às condições do ambiente têm maiores chances de sobrevivência, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis;
- Estes organismos melhores adaptados têm mais chances de se reproduzirem e gerarem descendentes que também apresentam a variação vantajosa;
- Assim, através da SELEÇÃO NATURAL, ao longo das gerações os indivíduos mantêm ou melhoram seu grau de adaptação ao meio em que vivem.
LAMARCK vs DARWIN



Resumão: Teorias origens dos seres vivos

domingo, 25 de outubro de 2009

Trabalho 4º Bimestre - Turmas 101, 102, 103 e 104

Título: Eras Geológicas

Instruções:
· Possui o valor de 8,0 pontos;
· Deverá ser entregue no dia 27/11/2009;
· O trabalho deverá ser feito individualmente ou em grupo de no máximo 3 pessoas;
· O trabalho deverá ser manuscrito e conter capa, conforme já instruídos;
· Deverá ser utilizada caneta preta ou azul, com exceção dos títulos;
· O trabalho deverá conter ilustrações, de preferência coloridas, caso não seja possível, é recomendado o uso de legendas ou setas indicativas;

Conteúdos do desenvolvimento:

1 - Introdução (contento um pequeno texto, com no mínimo dois parágrafos, abordando o significado das eras geológicas).

Nos itens a seguir, descreva o período que perdurou cada era e o que determina sua divisão,as condições ambientais e climáticas de cada um deles, quais eram os seres vivos que ali habitavam, alimentação (herbívoros, carnívoros) e, se houver, possíveis causas de suas extinção.

2 - Era Pré-Cambriana;

3 - Era Paleozóica;
3.1 Período Cambriano;
3.2 Período Ordoviciano;
3.3 Período Siluriano;
3.4 Período Devoniano;
3.5 Período Carbonífero;
3.6 Período Permiano;

4 - Era Mesozóica;
4.1 Período Triássico;
4.2 Período Jurássico;
4.3 Período Cretáceo;

5 - Era Cenozóica;
5.1 Período Paleogeno;
5.2 Período Neogeno;
5.3 Período Quaternário;

Qualquer dúvida, entrem em contato comigo e no mais:

Divirtam-se!!!!!!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

SABATINAS

"Sabatina 1"

Muito bem galera, para aqueles que não adquiriram a folha de atividade, Sabatina 1, estou postando aqui no blog:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

"Sabatina 2"

Esta atividade foi extraída do livro que estamos utilizando, neste ano.
Das questões listadas abaixo, escolha somente 8 e responda corretamente:
Pag. 370 = nº 1, 2, 3, 5, 6 e 9
Pag. 403 = nº 2, 3, 5, 9a, 9b e 9c

Vocês poderam entreguar até o dia 11/09/2009

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Prova Global 3° Bimestre

Muito bem galera, ta na hora da diversão começar...
Matéria da prova: Capítulo 24, página 404, Filo Arthropoda. Principalmente o que foi discutido em sala de aula, utilizando o recurso multimídia.
Estou postando o mesmo arquivo, no formato de filme, que tanto nos auxiliou com suas magníficas imagens.

Clique aqui para visualizar o vídeo!


Bons estudos e divirtam-se.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Eventos

III Fórum Regional de Mudanças Climáticas

São claras as evidências de que as mudanças climáticas induzidas pelo homem já estão ocorrendo. O aquecimento global se torna, a cada dia, num fenômeno mais perigoso, causando grandes prejuízos sociais, econômicos e ambientais em diferentes lugares do Planeta.
Portanto, para enfrentar esses desafios serão necessárias novas estratégias institucionais, novas formas de cooperação e uma forte pressão da opinião pública, no sentido de cobrar de seus líderes políticos e das companhias, ações concretas para controlar as mudanças climáticas. Além disso, é preciso acreditar que uma boa compreensão do fenômeno aquecimento global, nos ajudará a evitar alguns erros, a conduzir nossos esforços com sabedoria e a aproveitar as oportunidades. Desde sempre as políticas ambientais estiveram nas mãos do poder público e das grandes corporações; chegou a hora de debater mais o assunto, de agregar novas mentes e visões à tarefa, pois as ações devem envolver toda a sociedade.

Tema: Riscos, Necessidades e Emergências para um Planeta em Crise.
Local: Auditório do CDP - Usiminas Ipatinga-MG.
Data: 11 e 12 de Setembro de 2009.
Realização: Instituto Eco-futurismo.
Iniciativa: Associação Projeto Águas do Rio Doce.
Cooperação Especial: Usiminas e Gasmig.
Maiores Informações: Clique aqui

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Trabalho 3º Bimestre - Turmas 101, 102, 103 e 104

Muito bem galera, a moleza acabou e a diversão começou...
Neste trabalho, vocês irão conhecer dois grupos de seres vivos causadores de várias doenças nos seres humanos.

Para os detalhes avaliativos, nada de novidade alem do tema:

Tema: Filo Platyhelminthes e Filo Nematelminthes.
Grupos: máximo 4 integrantes.
Data de entrega: 04/09/2009
Valor: 5,0 pontos.

Clique aqui para baixar o roteiro do trabalho.

Clique aqui para baixar o modelo da capa do trabalho.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Correção dos exercícios

Cordiais saudações aos Senhores e Senhoritas.
Respondendo as expectativas, do que já havia citado em sala de aula, estou postando a correção dos exercícios do capítulo 8 (Citoplasma e organelas) e também do capítulo 10 (Núcleo e Divisão nuclear).
Todos os exercícios que pedi para serem feitos possuem suas correções postadas aqui. Todos também sabem da nossa deficiência de tempo durante a explicação do capítulo 10, em virtude da diminuição do tempo de aula, para 30 min, na sexta-feira, dia 26/06/2009. Estando a frente desta problemática, alguns exercícios (5, 10 e 11 em vermelho no arquivo) não serão cobrados na prova global, do 2º bimestre, por não terem sido explanados em sala.
Qualquer dúvida entre em contato.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Abraços a todos e bons estudos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aula: Núcleo celular

NÚCLEO CELULAR

O núcleo é um compartimento essencial da célula eucarionte, pois é onde se localiza o material genético, responsável pelas características que o organismo possui e a manutenção das características de uma espécie.



CARIOTECA

Delimita a estrutura nuclear. Sendo composto de uma membrana nuclear externa, que é contínua com a membrana do retículo endoplasmático (RE), e uma membrana interna.
O envoltório nuclear é cheio de poros que comunicam o interior do núcleo com o citoplasma, controlando a passagem de moléculas entre o núcleo e o citoplasma.

CROMATINA

A cromatina é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA (DNA provém do inglês DesoxirriboNucleic Acid) associada a moléculas de histonas, um tipo especial de proteína. A condensação da cromatina forma os cromossomos.

NUCLEOPLASMA

O nucleoplasma é o citoplasma do núcleo, constituído por uma solução aquosa (misturada com água) de proteínas, RNAs, nucleosídeos, nucleotídeos e íons, onde se encontram os nucléolos e a cromatina.
A maioria das proteínas do núcleo são enzimas envolvidas com a transcrição (cópia) e com a duplicação do DNA.

NUCLÉOLO

Na fase que a célula eucariótica não se encontra em divisão, é possível visualizar os nucléolos. O nucléolo é um corpúsculo esférico, não membranoso, de aspecto esponjoso quando visto ao microscópio eletrônico, rico em RNA ribossômico (RNA provém do inglês RiboNucleic Acid). Este RNA é um ácido nucléico produzido a partir do DNA de regiões específicas da cromatina e se constitui num dos principais componentes dos ribossomos presentes no citoplasma.
Ao ocorrer a espiralação cromossômica os nucléolos vão desaparecendo lentamente. Isso acontece durante os eventos que caracterizam a divisão celular. Eles reaparecem no final do processo de divisão do núcleo com a desespiralação dos cromossomos.

CROMOSSOMOS

Durante a divisão celular, as cromatinas (conjuntos de fios que formam uma longa molécula de DNA) irão se condensar formando os cromossomos. Existem, nas células humanas 46 cromossomos.


Esquema da estrutura de um cromossomo



Sobre o vídeo
Recomendo que assista ao filme após a leitura do texto acima. Utilize-o como uma revisão para melhor assimilação do assunto.O vídeo também contem informações contidas na postagem anterior, Aula: Organelas, que auxiliarão na sua compreensão. O áudio esta em espanhol com legendas em português.



Caso não consiga assistir o filme diretamente do blog, CLIQUE AQUI para assisti-lo no site do you tube.


Matéria da prova:

- Desenho esquemático de uma célula eucariotica (Cap 7, pag 110)

- Cap 8 (utilizem o material postado, sobre organelas, somente como complemento juntamente com os exercícios)

- Cap 10 (somente o que esta postado aqui e os exercícios)

Abraços a todos e boa diversão!

domingo, 21 de junho de 2009

Aula: Organelas

Atenção galera, esta ai o resumo da aula sobre as organelas contidas nas células, tratados no Capítulo 8, pag 128.
Este arquivo foi gentilmente cedido pela professora Aline Castro, que ministra aulas de biologia, na rede pública.

Clique aqui baixar o arquivo.

Abraços a todos e bom divertimento.




segunda-feira, 8 de junho de 2009

Destaques do 1º Bimestre

Um dos maiores prazeres do sucesso é receber as devidas congratulações. Entra ano e sai ano e quando somos valorizados por algum ato ou conquista, recebemos a recompensa, principalmente, na forma verbal. Obviamente, não estou tirando o mérito das palavras de incentivo ou apenas um sorriso, os quais tocam fundo o nosso coração, fazendo com que tornemo-nos pessoas de caráter inabaláveis e enchendo de orgulho nossos familiares e amigos.
Tentando inovar esta agradável situação, venho abranger, em um nível mundial, o meu reconhecimento pelo grande desempenho, nas notas de Biologia, alcançadas pelos alunos dos quatro primeiros anos em que leciono.
É com grande satisfação que lhes apresento os:

DESTAQUES DA TURMA 101:

Jéssica, Iara, Karina, Eliza e Ketlen

DESTAQUES DA TURMA 102:

Ivone, Wallace e Lauriene

DESTAQUES DA TURMA 103:

Thalles, Willian, Josiane e Amanda

DESTAQUES DA TURMA 104:

Elisangela, Luiz Henrique e Hyslen

Abraços a todos que não foram citados, lembrando que existem mais três bimestres a serem percorridos e que vocês possam ser aqui emoldurados.
Aos homenageados os meus sinceros parabéns!!!

sábado, 23 de maio de 2009

Aula Membrana Celular

Senhores e Senhoritas,

Estou enviando o material de estudo sobre os tipos de transporte pela membrana celular.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO.

Obs.:
- Este material é apenas de um resumo para melhor compreensão.
- Não deixem de estudar o assunto no livro juntamente com os exercícios do capítulo 7.
- Os termos utilizados nos Exemplos Práticos, no arquivo da aula em Power Point, não será cobrados em prova.




Matéria da Prova: Capítulo 7
Data da Prova: 29/05/2009
Entrega do Trabalho: 29/05/2009




sábado, 2 de maio de 2009

Trabalho 2° Bimestre para os alunos da 101, 102, 103 e 104

Tema: Bioquímica Celular
Data de entrega: 29/05/2009 Valor: 4,0 pontos
Trabalho de grupo: máximo 4 integrantes - Manuscrito (a capa poderá ser impressa).
O trabalho terá que conter:
- Capa (clique aqui para baixar um exemplo de capa)

- Introdução ( Responder a seguinte pergunta em 3 a 4 parágrafos: Qual a importância das substacias organicas e inorgânicas para os seres vivos?)
Desenvolvimento:
- Substâncias Inorgânicas:
- Água (variação da quantidade de água nos seres vivos quanto a espécie, tecido, metabolismo e idade / funções biológicas da água).
- Sais minerais (sais iônicos e moleculares / tabela contendo os principais sais minerais, funções e fontes).
- Substâncias Orgânicas:
- Proteínas (aminoácidos, tabela de aminoácidos, ligações peptídicas, enzimas, fatores que interferem na ação enzimática).
- Carboidratos (funções, características, classificação).
- Lípidios (funções, características, classificação).
- Vitaminas ( hidrossolúveis e lipossolúveis / tabela com nome, fonte e sintomas de carência das vitaminas A, D, E, K, Complexo B e C).

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gripe Suína

Para suprir algumas perguntas sobre o mau que assola a população mundial, produzi um resumo, tentando simplificar e explicar ao máximo as informações sobre este assunto.

Clique aqui para baixar o arquivo.

sábado, 25 de abril de 2009

Apresentação



Este blog é direcionado aos alunos do 1º Ano da Escola Estadual Rotildino Avelino, abordando assuntos relacionados à Biologia, os quais serão fundamentados no decorrer do ano letivo dos mesmos.
A palavra AZIMUTE vem do árabe “as-sumut”, que significa caminho ou direção e é a direção a seguir ou estabelecida. Com a bússola é que se determina o azimute e, com base nele, toma-se as decisões sobre a jornada, o ocaso ou a preguiça de seguir adiante.
E é isso o que este blog ira lhes proporcionar, um caminho. No decorrer dos bimestres serão disponibilizados trabalhos e sua metodologia, alguns projetos e artigos científicos, leituras complementares, sites educativos e o que mais estiver disponível na rede.
Aproveitem este início do 2º bimestre para intensificar seu empenho em alcançar um objetivo, garantir o máximo aproveitamento que possa ser extraído do tempo escolar e dos seus professores. Vocês são os protagonistas de suas próprias vidas. Então, o que vocês irão fazer com esta história que estão construindo? Qual o objetivo que vocês querem alcançar? Como diria Albert Einstein: “Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos”, mas façam por merecerem.